Projeto Xadrez nas Escolas do Paraná promove capacitação na macrorregional
Participação - Prof. Beatriz E.E D. Carlos Eduardo - Realeza 

Os quatro Núcleos Regionais de Educação do Sudoeste (Francisco Beltrão, Pato Branco, Laranjeiras do Sul e Dois Vizinhos) estão ganhando a primeira unidade fora de Curitiba do Projeto Xadrez nas Escolas, que está sendo retomado pela Seed (Secretaria Estadual de Educação). Na noite desta quinta-feira, dia 5, houve em Santo Antônio do Sudoeste, onde acontece a fase macrorregional dos Jogos Escolares do Paraná, um curso de capacitação para os professores da região que trabalham a modalidade dentro das escolas. 
O evento contou com a presença do coordenador regional do projeto, professor Jerry Pilatti, do coordenador de ensino integral da Seed, Aluízio da Rosa, do assistente da chefia do Núcleo Regional de Educação de Francisco Beltrão, Dirceu Abati. A intenção da Seed é trabalhar a modalidade de uma forma interdisciplinar, promovendo a sua prática não somente no meio esportivo. “Com o empenho de todos, poderemos fazer do xadrez uma nova ferramenta para o aprendizado dos alunos. Mas isso não deve acontecer somente nas aulas de Educação Física ou nas horas-treinamentos que foram implantadas recentemente, o objetivo é fazer com que seja trabalhado também nas disciplinas de História e Português, por exemplo”, avalia o professor Aluízio.
“O Núcleo Regional de Educação de Francisco Beltrão é parceiro deste projeto, tanto que teremos a sede dessa unidade. Estamos, inclusive, pleiteando a construção de uma nova estrutura para receber os professores em seus cursos de capacitação que serão promovidos”, acrescenta o professor Dirceu Abati.
“Essa está sendo a primeira capacitação de nossa unidade, mas teremos muitas outras pela frente. Queremos que os professores tragam suas experiências para que possamos acrescentar ainda mais no conhecimento dos projetos dos Núcleos Regionais de Educação do Sudoeste. O xadrez é uma modalidade que pode ser utilizada como ferramenta interdisciplinar, que pode desenvolver o aluno tanto na parte intelectual como no meio social”, complementa Jerry Pilati, que coordenou por 12 anos um projeto de sucesso de xadrez inserido nas escolas em Francisco Beltrão. 

COM/SEET
61º Jogos Escolares do Paraná – Macrorregional de Santo Antônio do Sudoeste
http://www.jogosescolares.pr.gov.br/

0 comentários:

Postar um comentário